sexta-feira, 8 de julho de 2011

História do Aparecimento dos Números

 Há mais de 30 000 anos, o homem vivia em pequenos grupos, morando em grutas e cavernas para se esconder dos animais selvagens e para se protegerem da chuva e do frio.
Quando caçavam, para registar os animais mortos, eles limitavam-se a fazer traços numa vara. Nessa época o homem ainda era nómada, ou seja, ainda se servia do que a Natureza lhe oferecia. Quando esse descobriu o fogo, aprendeu a cozinhar os alimentos e a proteger-se melhor contra o frio.
Como a escrita ainda não existia, para contar, o homem fazia um risco num pedaço de madeira, ou num osso de animal.
Um pescador, por exemplo, costumava levar consigo um osso de lobo. A cada peixe que tirava da água, fazia um risco no osso.
Há cerca de 10 000 anos, o homem começou a alterar muito o seu estilo de vida. Em vez de recolher o que a Natureza lhe dispobilizava, começou a cultivar plantas e a criar animais. Para se dedicar a este trabalho, o Homem não podia estar a deslocar-se constantemente. Passou então a fixar-se num determinado lugar, geralmente junto a recursos de água. Iniciou a agricultura e construiu a sua própria casa. 
Começaram então a surgir as primeiras comunidadas organizadas com um chefe, com divisões de trabalho, entre outras. 
Com a lã das ovelhas, faziam-se roupas. O trabalho do pastor primitivo, não era complicado: acordar cedo e levar as ovelhas a pastar, e ao entardecer, recolhe-las e guardá-las dentro de um cercado. 
Mas como controlar o rebanho? Como saber se as ovelhas tinham fugido, se haviam perdido, ou se tinham sido comidas por um animal selvagem?
Por isso, o pastor contava-as com pedras, assim: cada ovelha correspondia a uma pedra. Todas as pedras eram colocadas dentro de um saquinho. Ao recolher das ovelhas, ele ia tirando (à maneira que elas entravam) um pedra do saquinho. Que susto este ia apanhar se sobra-se alguma pedra.
Este pastor, jamais podia imaginar que daí a milhares de anos ia haver um ramo da Matemática, chamado cálculo, que em latim quer dizer contar com pedras.

                  
                                               




 




Sem comentários:

Enviar um comentário